quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um suspiro a mais...

Hoje não vou escrever nada pessoal, apenas algumas frases de escritores que admiro, me inspiram...o que não deixa de ser pessoal, afinal....


"...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. (Manoel de Barros)


"Sou como Edith Piaf, Je ne regrette rien" (não lamento nada). Fiz o que quis e fiz com paixão. Se a paixão estava errada, paciência. Não tenho frustrações, porque vivi como em um espetáculo. Não fiquei vendo a vida passar, sempre acompanhei o desfile." (Mario Lago) - A passarela sempre me fascinou.


"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..." (Mario Quintana) - A saudade para tudo...


"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca." (Clarice Lispector) - Ah, eu poderia ficar horas transcrevendo os poemas e citações de Clarice, a loucura dela me inunda a alma. Me desvenda, me revela, me tudo.

Mais Clarice, então..."Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."


"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."


"É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o silêncio do encontro real entre nós dois? Dificílimo contar. Olhei pra você fixamente por instantes. Tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão poerfeita. Eu chamo isto de estado agudo de felicidade." (suspirando nessa leitura)

.....

"O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar." (Carlos Drummond de Andrade) - Eis Drummond...

  "Podia ser só amizade, paixão, carinho, admiração, respeito, ternura, tesão. Com tantos sentimentos arrumados cuidadosamente na prateleira de cima, tinha de ser justo amor, meu Deus?" - (Caio Fernando de Abreu) - Por que, meu Deus??!!!

"Tenho juizo, mas não faço tudo certo, afinal todo paraíso precisa de um pouco de inferno!" (Martha Medeiros) - Insana....será?

  E pra fechar...um suspiro a mais

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Sabino)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mosaico

Ontem eu postei uma foto minha no perfil do facebook, achei no meio das minhas coisas/arquivos e coloquei lá. Na verdade não é uma foto, é uma montagem, um mosaico de mim. Quem fez foi o inesquecível amigo Vadão.

Vadão era (sim, era) o tipo do cara que todo mundo queria por perto. Tinha sempre uma piada pronta e se não estava pronta, ele aprontava. Uma simpatia estonteante. Era (sim, infelizmente era) um cara boêmio, tocava violão, cantava, tinha tido banda nos anos 80, experimentado de tudo na vida, menos o que ele dizia sempre, não tinha experimentado a morte. E ele era assim todos os dias. Em 5 anos de convivência, não me lembro de te-lo visto de mau humor. As vezes mais quieto, na maioria das vezes quando estava criando alguma letra, uma tirinha (ele escrevia tirinhas pro Mauricio de Souza), ou quando queria preparar uma surpresa pra alguém. Tive a honra de receber algumas surpresas dele.

Uma vez ele queria gravar comigo, vamos cantar, e lá fomos nós pro estúdio improvisado na casa dele, no meio das montoeiras de coisas que ele tinha e tinha de tudo.

Qual vai ser Vadão?

Sei lá, vamos de Laura Pausini. Fomos num dueto de Laura Pausini no Tra te e il mare.

Ficou show!
Vamos de mais, vamos de Shania Twain...
Caraca Vadão, Shania tem agudos que não sei se eu alcanço.
Vai na sua, a música é dela, mas a voz é tua.
Fomos, num outro dueto You’re still the one. Ficou lindo, eu confesso, até eu me emocionei com o que cantamos. Ficou gravado na minha memória e pra ele numa fita que provavelmente alguém achou, ou não...

Os anos e os acontecimentos separaram nós dois. O que era um noivado (muito antes das canções) virou uma amizade absurda e o que era uma amizade absurda virou uma eterna admiração porque as vidas são assim, se cruzam, depois se separam.

Até o dia que meu telefone tocou, minha mãe no seu jeito italiano de ser, não sabendo dar noticia sem ser na lata: Vadão morreu.

Como assim, Vadão morreu? Vadão não morre, Vadão é eterno, imagina..Vadão é vida, mãe...ele não faria isso com as pessoas.

Mas sim, ele fez, filho da puta (perdão pelo palavrão), ele fez! Num dia qualquer de um ano recente, Vadão nos deixou. Deixou filhos lindos, netos lindos, amigos lindos.

Quem acreditaria que ele faria essa piada com a gente?! Ninguém ali acreditava, mas até nisso ele era autêntico, morreu e morreu de verdade.

Não sei porque hoje lembrei dele, sinceramente não sei....mas como ele mesmo me dizia: Menina, você é de uma fé tão inabalável que até Deus duvida que você tenha tanta fé...

Tenho sim Vadão e vai ver que foi por isso que lembrei de você hoje, porque olhei pro céu, pra essa chuva que não parou de cair o dia todo e num momento de fragilidade senti a fé me invadindo de novo...foi isso. Simples assim, por fé!

Meu eterno amigo.

Divirta-se!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Semáforos

Ok, você venceu, batata frita...


Foi assim que acordei hoje, conversando com meu despertador.

Levantei naquele ritual, sinal da cruz, os dois pés no chão e um “obrigada meu Deus por mais esse dia”.

Me coloquei em pé...cadê a Brook??? Danada, dormiu fora de novo!!

E pronto, o dia começou. Uma chuva que Deus mandou, nossa, como chove hoje!

Num dia de muita chuva e trânsito, a tendência é ficar estressado logo cedo, mas até que eu não cedi ao que seria normal. Mas confesso que estou mais pra dentro da casinha hoje...sei lá...umas coisas na cabeça, outras no coração, outras no pé...preciso fazer as unhas.

Estou bem ansiosa pela viagem, eu tenho muito medo de avião...não de altura, de avião mesmo, de não ter pra onde ir se acontecer alguma coisa, aquela historia de sempre que o povo sabe que eu sinto...só de falar o coração acelera, respira...inspira....respira....inspira...

Nesse inspirar e respirar...quanta coisa muda num simples e curto espaço, entre um suspiro e outro....quantas surpresas a vida revela em poucos segundos.

Tive algumas esses dias...boas...não tão boas...depende do ponto de vista de cada um.
No meu ... não sei.... sinceramente eu não sei.

No meio do trânsito terrível de hoje ouvi a música que mais amo nessa vida, e olha que eu sou musical do dedinho do pé até o último fio de cabelo, ouvi a “minha música”, aquela que ouvi a primeira vez quando tinha uns 9,10 anos...ouvi e vi o clipe pela primeira vez e me apaixonei pelo cantor e pela música, até hoje eu me arrepio ao ouvi-la. Ah! A música, claro, Careless Whisper – George Michael. Aumentei o som, revi o clipe, deixei o som fazer a festa dentro de mim, que delicia essa canção, como eu gosto dessa música, não é um pouquinho, é um tantão...opa, essa é outra poesia, não vem ao caso agora...infelizmente...

Nessa de misturar as poesias que costumo fazer pra quem eu gosto, fiquei pensando, de novo, em como as coisas mudam num espaço curto de tempo...a vida passa tão depressa, pra que complicar? Eu sei, eu sou complicada também, mas acho que meu erro é ser inteira...talvez eu devesse ser metade....

Uma demência afetiva....é isso que a gente vive hoje em dia. Num dia se mostra o coração, no outro o ponto de interrogação. Que loucura. Quando tudo parece que vai, deixa de ir e simplesmente não é mais.

Como eu disse outro dia em outro texto, as pessoas são substituídas com muita facilidade....ninguém mais quer perder tempo em conservar, não serve...troca. Esse negócio que dizem: a fila anda...parece que é bem pior do que se fala, acho que a fila não anda, não...ela corre, voa.

Bem, a música estava quase no final, eu pouco tinha avançado no trânsito, tudo parado! Dancei um pouquinho como o George dança no clipe, cantarolei as últimas palavras...
Em seguida a notícia do trânsito, grande novidade...eu to sabendo que tudo está um caos...tudo mesmo, tanto fora do carro, quanto dentro do carro, tanto nas ruas de São Paulo, quanto nas ruas do meu coração....haja semáforo fechado nessa via. Preciso renovar minha carteira.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Paleta de emoções

Às vezes percebo que os sentimentos estão ficando descartáveis, as qualidades são inferiores aos defeitos e qualquer coisa que seja discordada vira motivo pra não ser mais.


As conversas abertas, sinceras e até discussões são jogadas pro canto, pra dar lugar a frase: “não dá mais”.


Ninguém mais consegue esfriar a cabeça pra resolver os desassossegos da relação.


Se fosse tudo sempre perfeito....mas não é. Pessoas são diferentes, pessoas sentem diferente e isso não se intitula certo ou errado pra um ou pra outro. Mas o amor, a vontade, a verdade da alma deveria superar o que às vezes não se entende logo de cara e as duvidas deveriam ser postas à mesa, desnudar as almas de orgulhos bestas, de medos do escuro, porque no escuro também existe o sentimento, o mesmo que na claridade...são os olhos que ficam cegos.


Muitas vezes a vontade é de gritar mesmo, de mandar tudo pro inferno... e daí o sentimento desmorona numa briguinha boba, num mal entendido, numa crise de ciúme de um, numa má interpretação de outro.


Não, não faço apologia ao sofrimento e às relações de aparência, mas sou a favor do dialogo, do bom senso, do ouvir e não só escutar, do procurar entender, da empatia*, do “vamos conversar”.


Tudo tem ficado tão descartável, pessoas são substituídas na primeira dificuldade, no primeiro movimento que não vai de encontro ao seu e esquecem o que realmente é....o sorriso, o olhar, o toque...


Casais se trocam como roupa fora de moda porque um botão não “combina” mais e esquecem que o botão, antes, fechava o casaco e protegia do frio..


O frio agora ultrapassa os tecidos, tem congelado os corações.


Bastava, talvez, apenas reforçar a linha do botão, bastava, talvez e apenas, o bom ser maior que o ruim, o bem ser maior que o mal... Bastava, apenas e talvez.... dar valor às tintas espalhadas pela paleta, construindo a tela e não dar valor somente à obra final.


Artistas do amor escolhem as cores, recriam paisagens, observam ao redor, não desistem no primeiro cavalete quebrado.


*EMPATIA: Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. (www.dicionarioinformal.com.br)


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Jóia rara!

Gente, pára tudo...acabei de ler uma matéria (através do meu amigo Paulo Rehder), que fala sobre uma americana que cobra US$ 60 a hora, presta atenção, A HORA, pra dormir de CONCHINHA!!!

PRA DORMIR DE CONCHINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA?????

Onde eu desço, por favor, tem algum ponto dessa vida que eu possa descer e começar de novo??

Não é possível que exista esse tipo de....de...como dizer...serviço??? Como assim??

Deixa eu ver se entendi, li a matéria de novo....ela se intitula como : aconchegadora profissional....conchinha (do agora verbo conchinhar) qualquer pessoa, de qualquer idade, faz um mimo, às vezes lê para a pessoa, dá colo...

Diz que tem regras de não poder tocar, está sempre de pijamas, etc.....

Estou incrédula...não pode ser que alguém pague por isso!!!

E eu aqui pensando: cacetada, como é que alguém chega a esse cumulo de carência!?!?!? Nem eu nas minhas piores depressões, fossas e finais infelizes fiz ou faria isso, contratar um abraço!

Eu não sei se acho graça ou me revolto.

O mundo é recheado de pessoas, todo mundo procurando sua "metade" (eu nunca gostei desse termo, mas...) e existe amor, não é possível que precise chegar a esse ponto.

Conhecer pessoas, se relacionar não é fácil, ainda mais hoje em dia onde muitas coisas perderam o valor...o valor de um abraço de verdade, de carinho, de afeto...agora é cobrado em horas - SESSENTA DOLARES pra ser mais exata!

Eu, euzinha, considero que pessoas assim tenham algum problema, não pode ser só carência porque, veja só, carente muita gente é, inclusive os que tem maridos/mulheres, namorados/afins...mas daí a toda vez que ficar carente PAGAR por um abraço, um aconchego, uma conchinha?? E o sentimento??? E o bom de ser quem a gente gosta? E se não tem quem nos ama...tudo bem, eu fico com o pote de sorvete, com o porre no boteco, do que me sujeitar a "deitar" com uma pessoa que eu nunca vi na vida, receber um carinho COBRADO....afe...que tristeza do Jeca.

Se isso virar moda ninguém mais vai namorar, casar, ter filhos...vai todo mundo pagar por umas horinhas de chamego e pronto...o amor vai pro beleléu...

Desse jeito eu não vou casar mais?? Ah não, guenta aí, nem vou espalhar muito mais essa matéria, não quero ficar solteira não! Pó pará! Já tá difícil arranjar alguém que fique comigo, só comigo, direitinho, bonitinho, (eu sou careta pra essas coisas quando eu gosto). Eu quero namorar, quero um chamego, um cheiro, uma conchinha de um homem que seja meu e não de qualquer um. Não, tá errado! A guria pode até pagar os estudos dela às custas da carência alheia, mas não acho certo. É a mesma opinião pra prostituição, acho o cúmulo pagar por sexo...gente, eu sou careta messsmo tá, em se tratando de amor/sentimento, eu sou careta sim, pra mim sexo está associado a sentimento, nem que seja um sentimentozinho, mas tem que ser...Pagar??? Não, tô fora. Tenho dó, é só o que posso dizer. Mas olha, isso é opinião minha, cadum cadum!

Prefiro ficar só do que mal acompanhada, mesmo nas piores noites chuvosas, de invernos tenebrosos.

Conchinha?? Só se tiver uma pérola dentro, vazia...não quero não.