terça-feira, 30 de julho de 2013

Aurora boreal

Eu já tinha sentindo isso antes. Mas foi como se fosse a primeira vez...e na verdade, era.
Era porque era.
Porque com ele não tinha sido.
Então era a primeira vez que estávamos ali, lado a lado...partilhando um momento que não tínhamos partilhado ainda.
Ainda é cedo, por isso.
Não, não tem a ver com tempo de estar junto, tem a ver com a hora certa de fazer o que estávamos fazendo.
Fizemos. Partiu dele o gesto de ação. Partiu daquele coração pelo qual eu já estava enamorada, já estava presa por vontade própria.
Aquele laço apertou mais um pouco, eu senti.
Senti sem doer, senti porque estava forte pra sentir.
Foi no sorriso que apertou, foi no brilho dos olhos que atou!
E mesmo ele tenso, eu via muito brilho ao seu redor....calma coração, é a ânsia que nos faz ficar assim. É o desejo de fazer o bem que nos inquieta, que nos atenta ao redor.
Segurando sua mão, nos momentos vagos daquela entrega, um calor de alma ali percorria pela pele. Eu queria ter abraçado mais, apertado seu peito no meu, mas ainda era difícil naquele momento. Eu sorri, então. Tão lindo, tão frágil e tão forte, meu menino bonito.
E quando findamos aquele dia, ainda meio sem saber o que tinha significado, (a gente realmente nunca sabe o que significa), nos sentimos felizes.
A noite de inverno frio teve um tom colorido.
Seu gesto de caridade só me fez o amar mais.
Eu sei...eu já tinha visto isso antes...mas nunca foi tão expressivo assim.

É ele, mais uma vez, sem nunca ter tido dúvidas desde que o conheci, mas soube sem precisar de provas, que é ele....o amor que Deus reservou pra mim.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Ressalvas

Vem um eco...
Vem um treco que não se explica
Um medo
Uma fome
....de uma fonte
Inverno
Inverso ao que esperava
Um chão que se abre
Uma fenda
Uma vala
O olhar que pára, paira
A boca que sorri
A falta do coração que ri
Os passos largos que estreitam
Diminuem o ritmo, apertam o freio
A louca descalça que quer sempre correr
 labbra che chiudono
                una volta che si perde
                            è il riconoscimento della realtà
A eterna esperança que não é a última a morrer...pois é imortal!
Resquícios...

Fé!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Reflexos

Dias atrás li em alguns sites e redes sociais uma declaração feita pelo ator Brad Pitt, referente à sua esposa Angelina Jolie.
Ele fala sobre a difícil fase que enfrentaram quando ela adoeceu e no final do texto ele diz:
 “ E então eu percebi uma coisa: a mulher é o reflexo de seu homem". 
(texto na integra abaixo)

Li, ouvi falarem, li de novo. Essa frase me deixou um pouco intrigada. Pensei: Márcia, sem essa de feminismo nessa altura do campeonato, a frase saiu assim porque trata-se de um homem falando de sua mulher, poderia ser uma mulher falando de seu homem e seria:
o homem é o reflexo de sua mulher...
Enfim. Percebi que havia em mim certo preconceito de achar que ele estava sendo machista. Depois consegui absorver a ideia e rever meu pensamento.
Na verdade, o que consegui extrair disso é que somos o reflexo um do outro dentro de um relacionamento.
Entramos cada um na sua individualidade e personalidade. O amor agindo dia a dia faz com que nossa mente se abra para um universo diferente (as vezes bem parecidos porque, afinal, a gente se atrai por afinidades, certo?). Bem, mesmo que tenhamos gostos parecidos, linhas de raciocínios parecidas, quando nos relacionamos com outra pessoa, temos a oportunidade de conhecer ideias, conceitos, pensamentos diferentes dos nossos e passamos a refletir um no outro. Ao longo do tempo é que vamos perceber o que é vero e é aí que nossas escolhas tomam corpo, forma, é aí que o reflexo é mais nítido.
Não adianta dizer que se um é romântico ao extremo poderá sustentar pelos dois o romantismo da relação, que ele sozinho pode segurar a falta das ações do outro. Se eu mando bilhetes, emails, flores, e o outro deixou de fazer, não vai dar pra segurar por muito tempo essa de: tudo bem, eu não ligo, eu faço por nós dois.
Uma hora vai fazer falta sim. É hipocrisia dizer que não. Todo mundo espera uma troca, todo mundo espera que o outro faça algo, que o outro REFLITA uma ação. Quando o cara disse que “a mulher é o reflexo de seu homem” ele está se declarando frágil também, ele deixou em algum momento de retribuir e nessa fase ela estava sem impulso de fazer algo e esperou que ele fizesse...ainda bem que ele fez, é o momento em que as relações ficam fragilizadas...
No caso dele, foi por questão de saúde, mas existem várias historias de casos onde o homem (ou a mulher) deixam de fazer, de retribuir, porque estão preocupados demais com trabalho, com assuntos paralelos...Claro que é necessário haver compreensão de ambos em fases da vida. Um relacionamento solido não é feito apenas de momentos bons. Nesses onde um está menos presente nesse sentido, o outro tem que entender...o problema é quando vira rotina, quando não há a percepção de que o equilíbrio é necessário pra que tudo fique em sintonia.
Pensando bem, percebi que o que Brad Pitt disse vale pra todos os relacionamentos. Se queremos mesmo preservar um, devemos saber ser reflexo, ser exemplo, ser motivo de inspiração, ser impulso de iniciativa. Devemos saber ir de encontro, devemos saber vir de retorno.
Onde agradar e retribuir não sejam fardos e sim prazeres. Não seja obrigação e sim vontade e principalmente....quando um não tiver a imagem refletida por um momento, o outro saiba pintar seu retrado e fazer voltar à tela, a imagem que se ama.
Mas quando não houver mais tinta, que ambos saibam fechar a paleta.

"Minha esposa ficou doente. Constantemente ela estava nervosa por causa de problemas no trabalho, na vida pessoal, seus erros e problemas com os filhos. Ela perdeu 13 Kg e pesava cerca de 40 Kg aos 35 anos. Ela ficou muito magra e estava constantemente chorando. Não era uma mulher feliz.
Ela sofria de contínuas dores de cabeça, dor no coração e tensão muscular nas costas. Ela não dormia bem, conseguia pegar no sono apenas na parte da manhã e ficava cansada rapidamente durante o dia. Nosso relacionamento estava a ponto de acabar.
A beleza dela estava deixando-a. Ela tinha bolsas sob os olhos, cabelos desgrenhados. Ela parou de cuidar de si mesma. Se recusou a fazer filmes e rejeitou cada papel. Perdi a esperança e pensei que iríamos nos divorciar em breve...
Foi então que eu decidi agir. Afinal, eu tenho a mulher mais bonita do planeta. Ela é a mulher ideal para mais da metade dos homens e mulheres da Terra, e eu o único que tinha permissão para dormir ao seu lado e abraçá-la. Comecei a mimá-la com flores, beijos e muitos elogios. Surpreendia-a e tentava agradá-la em todos os momentos.
Enchi-a de presentes e comecei a viver apenas para ela. Só falava em público a seu respeito e relacionava todos os assuntos a ela, de alguma forma. Elogiei-a a sós e em frente a todos os nossos amigos.
Vocês podem não acreditar, mas ela começou a renascer, a florescer… Tornou-se ainda melhor do que era antes. Ganhou peso, parou de ficar nervosa e me ama ainda mais do que antes. Eu nem sabia que ela podia amar tão intensamente.
E então eu percebi uma coisa: a mulher é o reflexo de seu homem".