quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Amor não tem custo

É impressão minha ou realmente estão desvirtuando o que o amor significa. Eu to dizendo do amor casal, relacionamento sério, compromisso.
Quando duas pessoas se amam, assumem certos compromissos e fidelidade, pra mim, é primordial.
Acabei de ler um texto que me deixou meio confusa e depois indignada e depois puta da vida e depois li repetidas vezes pra ver se tinha entendido errado,e  li os comentários e realmente se tratava de um texto que, na minha opinião, vulgariza o sentimento.
Isso me revolta porque a gente custa tanto a acreditar que as pessoas são boas, que homem não é tudo safado, que mulher não é tudo piranha, de toda realidade que presenciamos no dia-a-dia, eu particularmente trabalho com homens em sua maioria, escuto cada absurdo que me enoja, conversas tipo de boteco falando que a mulher é isso, aquilo e a outra e que homem (isso entre os próprios) não são fieis nem nunca serão e que isso era normal, nisso senti o olhar se voltando pra mim como quem diz: isso serve pra você mocinha. Sem dirigir-me a palavra e sem que eu nem estivesse na conversa.
Fico com muita, mas muita raiva quando escuto sobre isso.
E hoje li esse texto e fiquei mais ainda porque a gente constrói, sim, um amor ideal, a gente quer um amor assim, sem hipocrisia de achar que alguém seja perfeito, mas o amor é um sentimento tão desejado que a gente acaba querendo mesmo que seja perfeito. E é, amor é perfeito, o que não é são as pessoas e dentro de um nivel aceitável de imperfeição, as relações se constroem e cada um que está ali envolvido se constrói junto e tenta fazer o melhor pelo outro,..isso sim é NORMAL, Traição não é normal...é desrespeito.
Ok, alguns vão dizer, como já ouvi nessas idiotices, “quem disse que tem que ser fiel; onde está escrito que não pode sair com outras pessoas?”
Oras bolas, que seja uma regra social, mas é assim que funciona, é assim que se constrói e se vive feliz. E onde está escrito que pode sair traindo??
Hoje em dia talvez as pessoas não precisem de alguém pra ser feliz, ok, eu entendo, não concordo mas entendo. Mas se alguém se compromete em assumir um relacionamento, sabe quais são as regras entre aspas.

“Pensa-se no amor como se ele nunca mudasse. O amor é uma construção social, e em cada época da História ele se apresenta de uma forma. O amor romântico, pelo qual a maioria de homens e mulheres do Ocidente tanto anseiam, é calcado na idealização. Não é construído na relação com a pessoa real, que está do lado, e sim com a que se inventa de acordo com as próprias necessidades.

Então me diga, se o amor não é construído com a pessoa real, com quem ele é construído? Com o personagem Jack do filme Titanic?
Sim, construímos nosso amor com pessoas reais...a não ser que sejam pessoas superficiais. Eu sou real, eu tenho uma vida de rotina puxada, eu tenho problemas, eu tenho loucuras e surtos e o homem que está comigo, o meu amor, aceita, ajuda, compartilha e vice-versa...não somos reais?? Eu não o construí conforme minhas necessidades, eu o encontrei conforme os meus valores se identificaram com os dele. Isso é real!

“Acredito que quem ama de verdade pode se interessar por outra pessoa — afetiva e sexualmente. Acontece o tempo todo, mas a maioria das pessoas parece preferir fazer de conta que isso não existe.

Eu não acredito nisso..quem ama, mas ama mesmo, não se interessa por outra pessoa. Pode até admirar, pode até achar bonita ou bonito, mas daí a se interessas afetiva e sexualmente por outra pessoa, não. E se sim, por favor, avise, vá viver isso antes de trair o parceiro, não é justo, não é correto e muito menos aceitável. Pra mim não.
Eu não sou moderninha pra isso.
Meus valores e conceitos de amor, são muito diferentes e fiquei até feliz de ler tantos comentários desaprovando do texto. Homens e mulheres defendendo o amor fiel, o amor romântico, o amor de parceria, de respeito pelo sentimento do outro, pela dignidade do outro.
Trair é muito mais do que transar com outra pessoa, trair emocional, afetiva e sexualmente agride muito mais do que o corpo, agride a alma. Machuca e transforma negativamente o outro.
Mesmo que um dia se supere essa traição, deixará marcas, e quem é você pra ter o direito de fazer isso com outro?? Quem te deu o direito de sair maltratando, humilhando e envergonhando outro?
Sim, humilhação, orgulho ferido...é muito mais do que carnal.
Quem ama, não trai.
Se chegar ao ponto de desejar outro e querer de todo jeito realizar esse desejo, sai fora primeiro.
Acho que todos temos instintos, mas também somos racionais pra perceber que não se brinca com o sentimento de outra pessoa. Que isso, mesmo sendo uma regra social como muitos consideram, é uma regra de comum acordo e se você concordou com isso...foi uma escolha. Honre sua escolha.



http://reginanavarro.blogosfera.uol.com.br/2014/08/12/o-custo-do-amor-romantico-2/


Nenhum comentário: