terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mosaico

Ontem eu postei uma foto minha no perfil do facebook, achei no meio das minhas coisas/arquivos e coloquei lá. Na verdade não é uma foto, é uma montagem, um mosaico de mim. Quem fez foi o inesquecível amigo Vadão.

Vadão era (sim, era) o tipo do cara que todo mundo queria por perto. Tinha sempre uma piada pronta e se não estava pronta, ele aprontava. Uma simpatia estonteante. Era (sim, infelizmente era) um cara boêmio, tocava violão, cantava, tinha tido banda nos anos 80, experimentado de tudo na vida, menos o que ele dizia sempre, não tinha experimentado a morte. E ele era assim todos os dias. Em 5 anos de convivência, não me lembro de te-lo visto de mau humor. As vezes mais quieto, na maioria das vezes quando estava criando alguma letra, uma tirinha (ele escrevia tirinhas pro Mauricio de Souza), ou quando queria preparar uma surpresa pra alguém. Tive a honra de receber algumas surpresas dele.

Uma vez ele queria gravar comigo, vamos cantar, e lá fomos nós pro estúdio improvisado na casa dele, no meio das montoeiras de coisas que ele tinha e tinha de tudo.

Qual vai ser Vadão?

Sei lá, vamos de Laura Pausini. Fomos num dueto de Laura Pausini no Tra te e il mare.

Ficou show!
Vamos de mais, vamos de Shania Twain...
Caraca Vadão, Shania tem agudos que não sei se eu alcanço.
Vai na sua, a música é dela, mas a voz é tua.
Fomos, num outro dueto You’re still the one. Ficou lindo, eu confesso, até eu me emocionei com o que cantamos. Ficou gravado na minha memória e pra ele numa fita que provavelmente alguém achou, ou não...

Os anos e os acontecimentos separaram nós dois. O que era um noivado (muito antes das canções) virou uma amizade absurda e o que era uma amizade absurda virou uma eterna admiração porque as vidas são assim, se cruzam, depois se separam.

Até o dia que meu telefone tocou, minha mãe no seu jeito italiano de ser, não sabendo dar noticia sem ser na lata: Vadão morreu.

Como assim, Vadão morreu? Vadão não morre, Vadão é eterno, imagina..Vadão é vida, mãe...ele não faria isso com as pessoas.

Mas sim, ele fez, filho da puta (perdão pelo palavrão), ele fez! Num dia qualquer de um ano recente, Vadão nos deixou. Deixou filhos lindos, netos lindos, amigos lindos.

Quem acreditaria que ele faria essa piada com a gente?! Ninguém ali acreditava, mas até nisso ele era autêntico, morreu e morreu de verdade.

Não sei porque hoje lembrei dele, sinceramente não sei....mas como ele mesmo me dizia: Menina, você é de uma fé tão inabalável que até Deus duvida que você tenha tanta fé...

Tenho sim Vadão e vai ver que foi por isso que lembrei de você hoje, porque olhei pro céu, pra essa chuva que não parou de cair o dia todo e num momento de fragilidade senti a fé me invadindo de novo...foi isso. Simples assim, por fé!

Meu eterno amigo.

Divirta-se!

Nenhum comentário: