quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Paleta de emoções

Às vezes percebo que os sentimentos estão ficando descartáveis, as qualidades são inferiores aos defeitos e qualquer coisa que seja discordada vira motivo pra não ser mais.


As conversas abertas, sinceras e até discussões são jogadas pro canto, pra dar lugar a frase: “não dá mais”.


Ninguém mais consegue esfriar a cabeça pra resolver os desassossegos da relação.


Se fosse tudo sempre perfeito....mas não é. Pessoas são diferentes, pessoas sentem diferente e isso não se intitula certo ou errado pra um ou pra outro. Mas o amor, a vontade, a verdade da alma deveria superar o que às vezes não se entende logo de cara e as duvidas deveriam ser postas à mesa, desnudar as almas de orgulhos bestas, de medos do escuro, porque no escuro também existe o sentimento, o mesmo que na claridade...são os olhos que ficam cegos.


Muitas vezes a vontade é de gritar mesmo, de mandar tudo pro inferno... e daí o sentimento desmorona numa briguinha boba, num mal entendido, numa crise de ciúme de um, numa má interpretação de outro.


Não, não faço apologia ao sofrimento e às relações de aparência, mas sou a favor do dialogo, do bom senso, do ouvir e não só escutar, do procurar entender, da empatia*, do “vamos conversar”.


Tudo tem ficado tão descartável, pessoas são substituídas na primeira dificuldade, no primeiro movimento que não vai de encontro ao seu e esquecem o que realmente é....o sorriso, o olhar, o toque...


Casais se trocam como roupa fora de moda porque um botão não “combina” mais e esquecem que o botão, antes, fechava o casaco e protegia do frio..


O frio agora ultrapassa os tecidos, tem congelado os corações.


Bastava, talvez, apenas reforçar a linha do botão, bastava, talvez e apenas, o bom ser maior que o ruim, o bem ser maior que o mal... Bastava, apenas e talvez.... dar valor às tintas espalhadas pela paleta, construindo a tela e não dar valor somente à obra final.


Artistas do amor escolhem as cores, recriam paisagens, observam ao redor, não desistem no primeiro cavalete quebrado.


*EMPATIA: Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. (www.dicionarioinformal.com.br)


Nenhum comentário: