quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O Ipê Roxo

Todos os dias eu faço meu caminho pra chegar ao trabalho, não há alterações ou variações (pelo menos eu não conheço outro caminho) então lá venho eu , quase sempre no mesmo horário...bem cedo, diga-se de passagem, bom dia pro motorista, pro cobrador, pra alguns passageiros, companheiros de ensardinhamento.

Pego um , desço, pego outro, desço, pego o último...na passagem do segundo para o último eu parei....literalmente parei no meio da passarela....atrapalhei um e outro, pedi desculpas e me afastei um pouquinho pra ficar 1 minutinho observando um lindo ipê roxo....

Acho que meus olhos começaram a brilhar e meu queixo a cair porque tinha gente me olhando meio esquisito...sendo que a esquisita era eu..será?

Fiquei olhando as flores...a composição da árvore...tinha um sol começando a despontar (horário de verão ele demora um pouco mais) e a paisagem ficou perfeita..
Deixei de perceber que era um ambiente urbano, completamente urbano...barulho, gente, fumaça, concreto....parecia que eu estava em outro mundo.

Eu e meu MP3 ali parados, observando o lindo Ipê Roxo....

Nesses poucos segundos de flerte, várias coisas se passaram pela minha mente...como se fosse um último suspiro, desses de cinema quando a vida da gente passa inteirinha antes de acordarmos no paraíso...

Minha vida inteira não digo mas muita coisa se passou nos segundos de paixão a primeira vista, mesmo tendo visto aquele Ipê algumas vezes e foi justamente isso que me “pegou”!
Quantas vezes a gente faz o mesmo caminho...diariamente..e as coisas estão lá...esperando para serem vistas, enxergadas, admiradas....as pessoas estão lá, para serem saudadas, um bom dia não mata nem faz a língua cair....um sorriso menos ainda, um balançar de cabeça..
Fazemos o mesmo caminho pra ir trabalhar, estudar, levar filho na escola etc etc e isso é tão repetitivo e mecânico que raramente damos atenção a pequenos detalhes.
Detalhes que podem “salvar” o dia, que simplesmente despertam uma magia e dão um ânimo que o dia-a-dia leva embora, pelo cansaço natural da rotina...

EU sempre gostei de observar as coisas ao meu redor mas confesso que muitas vezes passei batido em diversos dos meus caminhos....mas aquele ipê, de alguma forma, me fez rever meus passos.
Desde então, eu olho pra ele como quem está agradecendo por me ajudar a tirar as vendas de meus olhos...

Reaprendi a olhar pros lados, mas sem a pressa habitual das manhãs controladas pelos ponteiros do relógio...claro que ainda me atento para não atrasar mas consigo andar rápido e olhar devagar para as manhãs, para as árvores..descobri outras além do Ipê Roxo, para os cachorros correndo atrás das pombas, para os taxistas que desde cedo esperam seus clientes para ganhar o dia.
Reaprendi a observar o céu...reparar nas nuvens, será que vai chover?
Passei a enxergar ao invés de simplesmente olhar.

O Ipê Roxo???

Ele está começando a ficar despido de flores...mas ainda assim eu lhe digo bom dia, todos os dias.

Nenhum comentário: